12 de Novembro de 2014 - 14h52

Para ter sucesso

Átila Abreu confia no retrospecto em pistas de rua
Para ter sucesso Fernanda Freixosa/Vicar

 

Átila Abreu e a equipe Mobil Super Racing desembarcam nesta semana em Salvador para a única etapa da temporada 2014 da Stock Car em circuito de rua. A passagem da principal categoria do automobilismo nacional pelo Nordeste marca também a despedida das rodadas duplas e um cronograma inusitado em relação às demais corridas do calendário.

As atividades de pista na capital baiana serão concentradas na sexta-feira e no sábado, sendo que no último dia acontecerão a tomada de tempo pela manhã e as duas baterias durante a tarde.

O competidor do carro #51 confia em seu retrospecto nos circuitos urbanos para voltar a brigar pela liderança do campeonato. Ele conservou o topo da tabela da quinta à décima etapa e agora é terceiro colocado, com 155,5 pontos.

"Sempre gostei de correr em pista de rua e vou para Salvador com a expectativa alta, já que no ano passado fizemos a pole e lideramos até perder a posição na parada de box", lembrou o piloto sorocabano, dono de um dos históricos mais favoráveis em pistas de rua. Desde 2009, a Stock Car promoveu nove corridas em circuitos urbanos, com o carro #51 acumulando duas vitórias (Ribeirão Preto 2010 e 2011), três poles e quatro pódios.

Átila sustenta que o grande desafio nesse tipo de circuito é interpretar as mudanças constantes da pista. "Pode ser o mesmo traçado, mas como são vias com tráfego de ônibus, caminhões e carros de passeio a condição do asfalto varia bastante a cada ano, tanto no grip quanto em termos de ondulações."

Outro desafio da penúltima etapa da temporada será administrar a longa jornada de sábado, com o treino classificatório designado para as 8h, no mesmo dia das provas da rodada dupla. "A tomada no mesmo dia da corrida não é o ideal para as equipes. Estamos falando de uma pista de rua, onde qualquer escapada é muro. A classificação é sempre o momento em que o piloto mais arrisca no final de semana, então um contato com o muro pode dificultar o trabalho do time para colocar o carro 100% na hora de alinhar no grid."

A programação oficial de pista tem início com um shakedown na manhã de sexta, seguido por dois treinos livres. No sábado acontecem a classificação, a corrida de 40 minutos mais uma volta (às 15h) e a prova curta (às 15h30). A jornada de sábado será transmitida ao vivo pelos canais Sportv.


Campeonato após 10 etapas:
1. Rubens Barrichello 170 pontos
2. Thiago Camilo 161,5
3. Átila Abreu 155,5
4. Cacá Bueno 152
5. Julio Campos 151,5
6. Antonio Pizzonia 143,5
7. Max Wilson 137
8. Sergio Jimenez 131
9. Ricardo Mauricio 130,5
10. Allam Khodair 129

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x