Pilotos

Shell Racing busca 3ª vitória em 2017

Após vencer com Átila Abreu no Velo Città, equipe encara desafio num dos circuitos mais difíceis e travados do ano

Em terceiro lugar no campeonato de equipes e depois de vencer uma das provas na última rodada dupla, a Shell Racing encara no próximo fim de semana uma das pistas mais difíceis para as equipes da Stock Car, em Londrina.

Os 3.146 metros do traçado paranaense são formados por duas retas e ainda curvas de média e baixa velocidade, com destaque para o "S" de entrada da reta oposta, que termina num curvão à esquerda.

Mesmo com o push to pass, as ultrapassagens em Londrina são muito difíceis. Portanto, uma boa posição de largada na primeira corrida é fundamental, o que aumenta ainda mais a importância do treino classificatório de sábado.

Vencedor da última prova no Velo Città e terceiro na tabela, Átila Abreu tem como objetivo para o fim de semana continuar reduzindo a diferença em relação ao líder, hoje em 42 pontos - faltando ainda nove corridas para o fim do campeonato, a última com pontuação dobrada.

No ano passado, Átila foi um dos destaques da segunda corrida em Londrina e terminou numa ótima segunda colocação após ter largado em 14º. "Londrina é uma pista bem técnica, de difíceis ultrapassagens, e a tomada de tempo é muito importante. O botão de ultrapassagem pode ajudar a ganhar ou defender uma posição, ou até aumentar a vantagem sobre algum adversário, então é muito importante conseguir os votos do Fan Push, do pessoal que está torcendo por nós. Precisamos de um carro muito bom para a classificação, como no Velo Città, e a pista até se parece com a de lá, é mais de baixa velocidade, com uma reta não tão grande. Nosso grande desafio em termos de acerto é saber se a base que usamos no Velo Città, que é diferente do restante do ano, vai servir nessa e em outras pistas. No Velo Città consertamos a questão da classificação e precisamos de um carro mais constante para largar mais vezes no pelotão da frente. Vai ser um fim de semana decisivo para as nossas chances de brigar pelo título, vamos trabalhar bastante para estar no pódio. No ano passado conseguimos um dos nossos melhores resultados em Londrina, é uma pista com a qual me identifico bastante. A cidade em si me dá ótimas lembranças pois conquistei o meu primeiro título brasileiro de kart. O kartódromo fica encostado ao autódromo e vou até mesmo dar uma passadinha lá para relembrar, tenho muito apreço pela cidade"

Já Ricardo Zonta, que a exemplo de Átila tem uma vitória na temporada 2017 (Goiânia), tem a terceira corrida no seu estado, o Paraná, e tenta voltar ao top10 da classificação geral. Em 2016, Zonta também teve ótima atuação na segunda prova de Londrina e foi o quinto depois de sair em 27º.

"Londrina é uma pista que exige bastante fisicamente e do carro, com subidas e descidas, várias curvas em que é preciso pular na zebra. É uma pista estreita, que dificulta as ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, que o fim dela já começa a fazer uma curva, o que dificulta alguma manobra mesmo com o botão de ultrapassagem. Meus resultados sempre foram positivos em Londrina, é claro que quando se larga muito atrás é mais complicado. A largada, feita na reta oposta, é muito difícil porque as primeiras três curvas são para a esquerda, então quem fica do lado de fora acaba perdendo bastante e sempre há batidas na entrada no box, a última dessas três curvas para a esquerda. O carro precisa de muita tração para ganhar velocidade na reta. Espero que o público venha bastante na corrida, pois é feriado, e é a última etapa no Paraná, e aproveito para pedir meu foto aos fãs para o Fan Push!"

Neste fim de semana, tanto Zonta como Átila concorrem ao Hero Push, um acionamento extra do botão de ultrapassagem na segunda corrida por intermédio de votação no site da Stock Car. Numa pista estreita e com poucos pontos de ultrapassagem, o Push pode ser importantíssimo. Os dois pilotos já conquistaram o apoio extra dos fãs em 2017: Átila em Curitiba, Zonta em Curvelo.

A programação prevê dois treinos livres, um na sexta e outro no sábado, dia em que será disputada a classificação da primeira corrida, às 13h, com transmissão ao vivo do SporTV2. No domingo, serão realizadas duas baterias, a primeira com largada às 13h e exibição ao vivo do SporTV3.